Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

barcellos.66@gmail.com

#FICADICA: "O SUPREMO", de Joaquim Falcão Postado em: 10/05/2017

A cada dia que passa fica mais óbvio que estamos passando por um momento especial na sociedade brasileira contemporânea. 

E não por coincidência, "nunca na história deste país" tivemos tamanha grande visibilidade das atividades do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Recentemente, o jurista Joaquim Falcão lançou o livro "O Supremo", para nos ajudar a entender perguntas básicas sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal em nosso cotidiano, como "por que o Supremo nos julga", ou ainda, "em que base e quais critérios, normas e valores". 

Em sua obra, o autor Joaquim Falcão, que é professor de direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi membro do Conselho Nacional de Justiça, oferece em uma linguagem bem mais acessível, as formas do cidadão comum e que não vive o dia a dia do STF, possa entender as decisões que integram os três poderes. 

O livro está organizado em nove capítulos compostos por artigos já publicados pelo próprio autor nos jornais "Folha de São Paulo", "Correio Braziliense" e "O Globo" e também nas revistas "Conjuntura Econômica" e o site "Jota". Entre os temas abordados estão: o processo de escolha dos ministros do tribunal, a tensão entre o Judiciário e os outros Poderes, o papel do Conselho Nacional de Justiça e a influência da mídia e da opinião nas decisões dos ministros. 

Afinal, segundo o autor, do alto desse seu imenso poder, tal qual a Esfinge, o Supremo nos olha, julga e diz: "decifra-me ou te devoro"

É claro que a opinião pública inevitavelmente informa, mas não forma nem deforma, necessariamente uma decisão do Supremo. E é desta forma que Joaquim Falcão propõe à sociedade brasileira um melhor entendimento em relação aos complexos processos do STF que são apresentados diariamente. Sem dúvida, uma ótima referência para o nosso momento atual.

O SUPREMO
Compreenda o poder, as razões e as consequências das decisões da mais alta Corte do Judiciário no Brasil
Autor: Joaquim Falcão
Editora: Edições de Janeiro
2015 - 256 páginas
                  



Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia