Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Boletim do Bacen sobre Ouvidoria Postado em: 28/03/2011

Com acesso gratuito aos cidadãos, os serviços de ouvidoria das instituições financeiras possuem prazo máximo de 15 dias para responder as reclamações dos consumidores. As informações fazem parte da primeira edição de um boletim publicado pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça e do Banco Central. 

Segundo o documento que leva o título de "Ouvidoria: a sua voz dentro das Instituições financeiras", e que foi publicado na última sexta-feira (25), dentre as atribuições de tais órgãos estão os serviços de receber, registrar e dar tratamento formal às reclamações dos consumidores. 

Orientações A ouvidoria deve ser acionada quando o consumidor não conseguir solucionar suas reclamações diretamente nas agências ou em qualquer outro ponto de atendimento das instituições financeiras. O SAC (serviço de atendimento ao consumidor) também deve ser contato antes de buscar a ouvidoria. 

O boletim também pontua que cabe às instituições financeiras fazer ampla divulgação sobre seus serviços de ouvidoria, assim como esclarecer sobre a finalidade e a forma de utilização do mesmo. O número do acesso telefônico gratuito, por exemplo, deve estar atualizado e disposto em local visível ao público dentro das instalações da instituição. 

Boletim Nesta edição do boletim, o tema abordado foi ouvidoria, no entanto, a meta deste trabalho é levar aos consumidores orientações gerais sobre os serviços financeiros e sobre a defesa do consumidor aplicada neste setor, promovendo com isso um melhor relacionamento entre os bancos e seus clientes.

 Fonte: Yahoo Notícias - http://br.noticias.yahoo.com/boletim-bacen-traz-orienta%C3%A7%C3%B5es-fun%C3%A7%C3%A3o-das-ouvidorias-nos-20110328-064800-166.html 

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia